Usos da Etnografia em mundos virtuais baseados na imagem

Autores

  • Marcelo Simão de Vasconcellos Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • Inesita Soares de Araújo Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.531

Palavras-chave:

etnografia, mundos virtuais, jogos online, imagem, mmorpgs

Resumo

A etnografia é uma técnica consagrada na pesquisa em ciências sociais, especialmente na antropologia. Contudo, os novos espaços de comunicação mediados pela tecnologia têm apresentado desafios à sua aplicação, face à desterritorialização, anonimato e registros limitados, em maioria, ao texto escrito. Esses novos formatos comunicacionais propiciaram o surgimento de diversas adaptações da etnografia para o meio online, abordando características típicas de websites, fóruns de discussão, redes sociais, chats e MUDs1. Entretanto, os jogos massivos 2online, denominados MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role-Playing), incorporam fortemente a imagem em sua experiência interativa, apresentando avatares3 gráficos e interações gestuais entre personagens, ou seja, é uma experiência do mundo visual simulada em três dimensões. Além disso, pode-se ver a formação de identidades que se expandem além do jogo usando outros canais online, e até alcançando o off-line. Estas inovações abrem novas dimensões para o uso da etnografia (inclusive a antropologia visual) em mundos virtuais online, onde requer adaptações das técnicas existentes. Inicialmente, é feita uma revisão das principais técnicas etnográficas aplicadas ao meio online, depois se discute modificações que as características específicas dos MMORPGs imprimiriam a tais técnicas. Conclui-se que o aspecto imagético e ambientação baseada em uma interface tridimensional de tais jogos, de certa forma, possibilitam a aplicação das técnicas mais clássicas de etnografia.

Biografia do Autor

Marcelo Simão de Vasconcellos, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil

Doctorate Student in the Postgraduate Program in Information and Communication on Health at the Institute for Scientific and Technological Communication on Health of Fundação Oswaldo Cruz – PPGICS / Icict / Fiocruz. Technologist in Public Health from Icict / Fiocruz

Inesita Soares de Araújo, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil

Doctor in Communication and Culture from the Federal University of Rio de Janeiro. Researcher at the Communication and Health Research Laboratory at the Icict

Como Citar

Vasconcellos, M. S. de, & Araújo, I. S. de. (2011). Usos da Etnografia em mundos virtuais baseados na imagem. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 5(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.531

Edição

Seção

Artigos originais