O uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras

Autores

  • Julio Cezar Reis Danielski Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniela Martí Barros Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.507

Palavras-chave:

ética, ensino, pesquisa, ciência, animais

Resumo

Em busca de conhecimento, atividades de ensino e pesquisa são, historicamente, realizadas com o uso de animais. Este artigo fundamenta-se na existência de um novo paradigma em relação à utilização de animais em estudos acadêmicos. Objetivou–se questionar como a ciência aplicada a animais de laboratório, prática presente no cotidiano de alunos dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande -FURG, contribui para a formação acadêmica e profissional. Os conflitos gerados por este tema evidenciam-se nos questionamentos deste artigo, revelando a necessidade de reflexões éticas quanto à utilização de animais pelo ensino e pela pesquisa. Constatou-se a necessidade de emersão da Ciência em Animais de Laboratório como fornecedora de conhecimentos específicos sobre o uso de animais para fins didático-científicos

Como Citar

Danielski, J. C. R., Barros, D. M., & Carvalho, F. A. H. de. (2011). O uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 5(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.507

Edição

Seção

Artigos originais