Curso de processamento e controle de qualidade do leite humano no Estado do Amazonas por telessaúde: um estudo de caso da Rede BLH do SUS

Autores

  • Angélica Baptista Silva Especialista em Internet, interface e multimídia pela Universidade Federal Fluminense com graduação em Comunicação Social e habilitação em Jornalismo. Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Responsável pela Área de Telessaúde do Instituto de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
  • Danielle Aparecida da Silva Graduação em Engenharia de Alimentos, mestrado em Microbiologia Agrícola e doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fiocruz/ Instituto Fernandes Figueira (2009). Atualmente é Tecnologista Pleno do Fundação Oswaldo Cruz.
  • Euclydes Etienne Miranda Arreguy Fisioterapeuta pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação; especialista em Neurofisiologia; em Bioética e Ética aplicada à saúde; em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde; mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde.
  • João Aprigio Guerra de Almeida Graduado em Engenharia de Alimentos, mestre em Microbiologia e doutor em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz (1998). Coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano desde sua implantação, consultor do Ministério da Saúde e professor titular da Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Fernandes Figueira e Instituto de Informação Cientifica e Tecnológica.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v7i0.506

Palavras-chave:

Banco de leite humano, Educação permanente e continuada, Telessaúde, Translação do conhecimento, Disseminação da informação para gestão do SUS

Resumo

Estudo de caso de experiência de ensino na região amazônica brasileira com o uso de tecnologias da informação e comunicação integradas em polos de telessaúde no Rio de Janeiro e em Manaus sob o enfoque da teoria ator-rede (TAR) de Latour. A modalidade semipresencial do curso proporcionou oportunidades de intercâmbio e de desvelação de conhecimento tácito dos alunos e pesquisadores especialistas em tecnologias, que compõem os bancos de leitehumano do SUS. Conclui-se que ferramentas de telessaúde acrescentam oportunidades de aprendizagem aos programas de educação permanente nos serviços de saúde.

 

Downloads

Como Citar

Silva, A. B., da Silva, D. A., Arreguy, E. E. M., & Almeida, J. A. G. de. (2013). Curso de processamento e controle de qualidade do leite humano no Estado do Amazonas por telessaúde: um estudo de caso da Rede BLH do SUS. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7. https://doi.org/10.29397/reciis.v7i0.506

Edição

Seção

Artigos originais