Uma abordagem de educação para saúde a partir da informação científica e tecnológica

Maria Cristina Soares Guimarães, Cícera Henrique Silva, Rosane Abdala Lins de Santana

Resumo


Este artigo descreve a abordagem epistemológica que norteou o lançamento do primeiro curso de PósGraduação Lato Sensu de Informação Científica e Técnológica em Saúde no Brasil. Apesar das evidências do papel fundamental desempenhado pelos recursos humanos, em qualquer sistema de saúde, as nações em todo o mundo enfrentam um crescente gap entre os desafios para melhorar a saúde e a capacidade do pessoal de saúde para atendê-las. Isto é mais crucial em relação à tradução de pesquisa em prática. Portanto, o desenvolvimento de competências específicas para gerir informação científica e tecnológica surgiu como uma prioridade na agenda política. Baseada principalmente na perspectiva da ciência da informação, o curso já formou desde a sua implantação 272 profissionais de saúde, com perfis profissionais variados e oriundos de diversos contextos de prática da saúde e coloca um papel importante na parceria e colaboração em um ambiente que valorize a aprendizagem contínua. Esta diversidade proporcionou uma série de propostas criativas e inovadoras, com um profundo sentido de responsabilidade social

Palavras-chave


Educação em saúde; Recursos humanos em saúde; Informação científica e tecnológica em saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v6i2.503

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e-ISSN 1981-6278 

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