Estatísticas de mortalidade e seus usos

Autores

  • Ruy Laurenti Universidade de São Paulo - são Paulo - Brasil
  • Maria Helena Prado de Mello Jorge Universidade de São Paulo - são Paulo - Brasil
  • Sabina Léa Davidson Gotlieb Universidade de São Paulo - são Paulo - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.500

Palavras-chave:

Mortalidade, Estatísticas de mortalidade, Indicadores de Saúde, Informação em Saúde

Resumo

O trabalho aborda um apanhado histórico e os diferentes usos das estatísticas de mortalidade, as quais se iniciaram, de igual maneira como se conhece hoje, com uma publicação de John Graunt, em 1662. É também comentada a relevância da atuação de William Farr, na produção das estatísticas de mortalidade, em torno de 1838. Apresentam-se, também, comentários a respeito da utilização dos dados de morbidade em comparação aos de mortalidade. São discutidos, apreciados e recomendados diferentes tipos de seus usos. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, implantado há pouco mais de 30 anos, vem se aperfeiçoando dos pontos de vista quantitativo e qualitativo, de modo a permitir os diferentes usos das estatísticas, não somente na gestão do SUS, mas, também, para outros usuários.

Informações do artigo

Recebido: 30.01.2013

Aceito: 24.06.2013

Biografia do Autor

Ruy Laurenti, Universidade de São Paulo - são Paulo - Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1957), doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (1969). Tornou-se Professor Livre Docente e Professor Titular em Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Maria Helena Prado de Mello Jorge, Universidade de São Paulo - são Paulo - Brasil

Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1963), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979).

Sabina Léa Davidson Gotlieb, Universidade de São Paulo - são Paulo - Brasil

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1961), mestre em Saúde Pública (em 1970), doutorado em Saúde Pública (1977) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Downloads

Como Citar

Laurenti, R., Jorge, M. H. P. de M., & Gotlieb, S. L. D. (2013). Estatísticas de mortalidade e seus usos. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.500