Participação social do idoso: estudo bibliométrico da produção científica recente (2010-2013)

Autores

  • Carolina Rebellato Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, São Paulo,Brasil.
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.444

Palavras-chave:

Participação social, Idoso, Envelhecimento, Bibliometria, Produção científica

Resumo

A literatura científica mundial, em consonância com as políticas públicas específicas para a população idosa, enfatiza que a participação social é um dos pilares para o envelhecimento ativo. Neste artigo, a produção científica sobre a participação social do idoso é investigada por meio de estudo bibliométrico que analisou 44 artigos disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Bireme). Os resultados revelaram que esses estudos são recentes e que a maioria deles foi desenvolvida e publicada em países europeus e norte-americanos. Predominaram estudos transversais, com abordagem quantitativa dos dados. Os idosos não institucionalizados foram o principal público-alvo das pesquisas, que utilizaram, sobretudo, instrumentos não padronizados para investigar a participação social. Os autores enfocaram diferentes domínios e níveis de envolvimento social e reconheceram a participação social como um indicador de envelhecimento ativo e saudável. Foi possível verificar a influência de determinantes contextuais na participação social de idosos, reforçando a sua complexidade e multidimensionalidade.

Informações do artigo

Submetido: 16/jul/2014 Aceito: 4/ago/2014

Conflito de interesses: Não há.

Fontes de financiamento: Nenhuma.

Contribuição autoral: As autoras participaram integralmente de todas as etapas da elaboração do artigo, desde a delimitação do tema, definição da metodologia, descrição e análise dos resultados e redação do texto.

Biografia do Autor

Carolina Rebellato, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, São Paulo,Brasil.

Professora assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (2012). Especialista em Saúde Pública e Envelhecimento pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Experiência em geriatria/gerontologia no âmbito ambulatorial, domiciliar, centro-dia e em instituições de longa permanência. Prática em gestão de cuidadores de idosos em instituições de longa permanência. Experiência em ministrar aulas e treinamentos e em sistemas de qualidade na área da saúde (ISO 9000, ISO 14000 e Joint Commission Interrnational). Principais áreas de atuação: Terapia Ocupacional, Gerontologia, Participação Social, Tecnologia Assistiva e Cuidados Paliativos.

UFRJ

Linkedin

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos, Brasil.

Bacharel em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara (1979), mestre (1986) e doutora (1995) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS); Educação (PPGE); e Educação Especial (PPGEEs), todos da UFSCar. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/UFSCar (fev. 2010 - maio 2014) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar (set. 2004 - ago.2008), Tem conduzido pesquisas sobre as dimensões quantitativa e qualitativa da produção científica em várias áreas de conhecimento, por meio da Bibliometria e da Cientometria, e em 2010 organizou o 2º. Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (2o. EBBC).Também realiza pesquisas sobre colaboração científica, questões de gênero em ciência e tecnologia, expertise e think tanks brasileiros, consultas públicas online, avaliação da pós-graduação, processos de produção, comunicação e apropriação do conhecimento científico, ancorada nas abordagens dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, e da Sociologia da Ciência.

Google Scholar

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Rebellato, C., & Hayashi, M. C. P. I. (2014). Participação social do idoso: estudo bibliométrico da produção científica recente (2010-2013). Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.444

Edição

Seção

Artigos originais