Adoção de padrões para Registro Eletrônico em Saúde no Brasil

Tiago Veloso Araujo, Silvio Ricardo Pires, Paulo Bandiera-Paiva

Resumo


Registro Eletrônico de Saúde (RES) constitui um conjunto de informações de saúde e assistência de um paciente durante a sua vida. Além de conter informações que guiarão todos os procedimentos, exames e consultas desse paciente, um RES também pode ser utilizado como fonte de informações a respeito de toda a sociedade, através de levantamentos epidemiológicos e dados demográficos de grupos ou regiões. Para garantir a interoperabilidade entre os diferentes sistemas e, consequentemente, entre registros gerados em diferentes instituições e hospitais, o desenvolvimento de um RES deve adotar alguns padrões para seus dados.  O Ministério da Saúde do Brasil regulamentou o uso de alguns padrões para RES através da Portaria nº 2.073, de 31 de agosto de 2011. Este artigo apresenta  um estudo sobre os principais padrões e terminologias mencionados nessa Portaria, que são o HL7 e o CDA, o modelo de arquétipos da Fundação openEHR e ISO 13606-2, a TISS e o DICOM, e as terminologias SNOMED-CT, LOINC e CID-10 .

 INFORMAÇÕES DO ARTIGO

Submetido: 13.dez.2013  Aceito: 10.out.2014   Publicado: 19.dez.2014

Conflito de interesses: Não há.

Fontes de financiamento: Artigo elaborado a partir de projeto de pesquisa com financiamento da Capes.

Contribuição autoral: Araujo TV: Planejamento do trabalho; análise e interpretação das evidências; redação. Pires SR: Planejamento do trabalho; desenho do estudo; revisão das versões preliminares e definitiva. Bandiera-Paiva P: Concepção; planejamento do trabalho; desenho do estudo; aprovação da versão final.


Palavras-chave


Assistência à saúde; Padrão HL7; Registro Eletrônico de Saúde; LOINC; Sistemas de registro de ordens médicas; Interoperabilidade; sistemas de informações de saúde

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v8i4.440

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil