Pesquisa em saúde em três grandes jornais paraenses: estudo de um período de 130 anos

Vanessa Brasil de Carvalho, Luisa Medeiros Massarani, Netília Silvas dos Anjos Seixas

Resumo


Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a cobertura de temas científicos na área da saúde em três importantes jornais diários do estado do Pará: A Província do Pará (1876-2002), Folha do Norte (1896-1974) e O Liberal (1946-2006). Desenvolvemos um estudo quantitativo de caráter longitudinal, coletando matérias sobre ciência publicadas, a cada 10 anos nos meses de janeiro e julho, com recorte temporal de 130 anos. Foram identificados 168 textos com esse perfil, e trabalhados a partir da análise de conteúdo e de frames. Tal cobertura priorizou questões relativas a doenças, contrariando a visão mais ampla de saúde adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os jornais enfatizaram os benefícios da ciência em detrimento de incertezas e controvérsias. Houve importante contextualização dos fatos, apresentação de antecedentes científicos e explicações de termos técnicos. As pesquisas estrangeiras foram recorrentes e os cientistas foram as principais fontes e vozes identificadas, evidenciando a legitimidade dada a esses atores.

INFORMAÇÕES DO ARTIGO

Submetido: 31.jul.2013   Aceito: 27.out.2014 Publicado: 19.dez.2014

Conflitos de interesse: não há

Contribuição autoral: as autoras participaram de todas as etapas de produção desta pesquisa, sendo elas: a concepção; o planejamento do trabalho; o desenho do estudo; a análise e a interpretação dos dados; a redação do artigo e sua revisão e aprovação final.

Apresentação anterior: 

Este estudo faz parte do projeto de pesquisa “A trajetória da imprensa no Pará”, aprovado no Edital Universal MCTI/CNPq nº 14/2012 e desenvolvido na Faculdade de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará.


Palavras-chave


Estudo exploratório; Saúde na mídia; Frames; Jornais paraenses; Análise de conteúdo; Amazônia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.435

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil