Produção de fármacos e medicamentos no Brasil: uma proposta de metodologia para priorização da lista estratégica no âmbito do SUS

Rodrigo Cartaxo, Adelaide Maria de Souza Antunes, Jorge Lima de Magalhães

Resumo


Os desafios do novo século têm proporcionado aos países emergentes um desempenho importante no protagonismo da economia global. A saúde pública é priorizada na agenda governamental das nações e o Brasil faz parte dos países que mais se destacam nesse cenário. A intensidade das pesquisas e do desenvolvimento tecnológico de fármacos e medicamentos contribui sensivelmente para a produção no complexo econômico-industrial da saúde. Portanto, políticas de medicamentos essenciais como a Portaria do Ministério da Saúde (MS) nº 1.284/2010 e a nº 3.089/2013 indicam tendências e revelam oportunidades para investimentos na cadeia produtiva farmacêutica brasileira. Este trabalho propõe uma metodologia para priorização na escolha dos produtos elencados na lista do SUS, levantando informações e  consultando aos atores do governo, universidades, empresas e agências de fomento brasileiras. Os resultados apontaram uma lista com 11 “produtos-cerne” de alto potencial de produção para o Brasil e oportunidades para o empresariado brasileiro.

INFORMAÇÕES DO ARTIGO

Submetido: 10.abr.2014  Aceito: 27.out.2014 Publicado: 19.dez.2014

Conflito de interesses: Os autores declaram que não há conflito de interesse.

Contribuição autoral: Rodrigo participou do planejamento, desenho e redação do trabalho. Adelaide Antunes na análise e interpretação das evidências e aprovação da versão final. Jorge Magalhães contribuiu na análise e redação, bem como na revisão preliminar e definitiva.

 

Palavras-chave


Propriedade intelectual; Saúde pública; Patentes; Gestão; Inovação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.3395/reciis.v8i4.434

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil