Avaliação da literacia em saúde entre professores e profissionais de saúde do Programa Saúde na Escola, Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.4056

Palavras-chave:

Letramento em saúde, Educação permanente, Saúde coletiva, Profissionais da saúde, Professores de ensino fundamental

Resumo

Objetivou-se avaliar o nível de literacia em saúde de profissionais de saúde e professores do ensino fundamental que atuam no Programa Saúde na Escola. Estudo transversal, analítico, realizado em um município do interior da Bahia, com profissionais de saúde do Programa Saúde da Família e professores do ensino fundamental de escolas públicas. A literacia em saúde foi mensurada por uma escala e associada a variáveis sociodemográficas, laborais e formativas, quando p=0,05. O nível de literacia em saúde foi suficiente para 84,3% dos participantes, principalmente entre os profissionais de saúde (89,3%). Pretos e pardos, casados/vivem com companheiro, graduação/especialização, maior tempo de atuação no cargo e últimos treinamentos entre 1 e 2 anos associaram-se a níveis insuficientes de literacia em saúde. O emaranhado de variáveis associadas à literacia revela a complexidade e as peculiaridades para as profissões consideradas e a necessidade de educação permanente em saúde.

Biografia do Autor

Vanessa Rodrigues de Oliveira Portela, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Ingrid Oliveira Chaves, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Joana Bisol Balardin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo.

Márcio Galvão Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia.

Hebert Gomes da Silva, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação. Salvador, BA, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

Edilene Santos Silva, Universidade Federal da Bahia, Curso de Graduação em Enfermagem, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

Gisele Viana Lima, Universidade Federal da Bahia, Curso de Graduação em Enfermagem, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

Daniela Arruda Soares, Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Instituto Multidisciplinar em Saúde. Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

30-08-2024

Como Citar

Portela, V. R. de O., Chaves, I. O., Balardin, J. B., Oliveira, M. G., Silva, H. G. da, Silva, E. S., … Soares, D. A. (2024). Avaliação da literacia em saúde entre professores e profissionais de saúde do Programa Saúde na Escola, Bahia, Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(3), 606–620. https://doi.org/10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.4056