Literacia digital em saúde: convergências, divergências e possíveis caminhos para um campo em evolução
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v18i3.3746Palavras-chave:
Letramento em saúde, Saúde digital, Desinformação, Literacia digital, InfodemiaResumo
A evolução da saúde digital e a (des)infodemia demandam que os cidadãos tenham capacidades que vão além do domínio instrumental dos dispositivos tecnológicos. A literacia digital em saúde compreende as habilidades para encontrar, compreender e avaliar as informações de saúde disponíveis on-line, utilizando-as para resolver problemas dessa ordem. A escala mais utilizada para medir essa competência é a eHealth Literacy Scale (eHEALS). O objetivo deste artigo é compreender as principais convergências e divergências acadêmicas em torno da literacia digital em saúde e da eHEALS. Por meio de um levantamento bibliográfico, também analisamos como são abordados os diferentes contextos sociais em que a literacia digital em saúde se desenvolve. Concluímos tratar-se de um campo que ainda carece de estudos que discutam, ampliem e validem sua dimensão social, rumo a uma literacia digital crítica em saúde.
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