Literacia digital em saúde: convergências, divergências e possíveis caminhos para um campo em evolução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18i3.3746

Palavras-chave:

Letramento em saúde, Saúde digital, Desinformação, Literacia digital, Infodemia

Resumo

A evolução da saúde digital e a (des)infodemia demandam que os cidadãos tenham capacidades que vão além do domínio instrumental dos dispositivos tecnológicos. A literacia digital em saúde compreende as habilidades para encontrar, compreender e avaliar as informações de saúde disponíveis on-line, utilizando-as para resolver problemas dessa ordem. A escala mais utilizada para medir essa competência é a eHealth Literacy Scale (eHEALS). O objetivo deste artigo é compreender as principais convergências e divergências acadêmicas em torno da literacia digital em saúde e da eHEALS. Por meio de um levantamento bibliográfico, também analisamos como são abordados os diferentes contextos sociais em que a literacia digital em saúde se desenvolve. Concluímos tratar-se de um campo que ainda carece de estudos que discutam, ampliem e validem sua dimensão social, rumo a uma literacia digital crítica em saúde.

Biografia do Autor

Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes. São Paulo, SP, Brasil.

Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

Souza, N. F. M. L. de. (2024). Literacia digital em saúde: convergências, divergências e possíveis caminhos para um campo em evolução. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(3), 695–715. https://doi.org/10.29397/reciis.v18i3.3746