Contribuições para a mobilização social, comunicação e educação em saúde sobre a doença de Chagas no YouTube – percurso e notas sobre o canal Falamos de Chagas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i4.3676

Palavras-chave:

Doença de Chagas, Trypanossoma cruzi, Redes sociais, YouTube, Recursos educacionais

Resumo

A doença de Chagas crônica afeta seis milhões de pessoas em regiões endêmicas, com 30 mil novos casos anuais – logo, espaços de divulgação científica são muito importantes para ofertar informações de qualidade à população. As iniciativas envolvendo o controle da doença de Chagas não podem se limitar às pesquisas com enfoque biológico. Este estudo objetiva apresentar um panorama sobre o processo de construção do canal Falamos de Chagas, no YouTube, sua importância para a comunicação, a informação, a educação em saúde e a mobilização social, bem como refletir sobre a qualidade de uma subamostra de vídeos do canal. Trata-se de um estudo qualitativo, dividido em duas fases: criação do canal e análise qualitativa dos vídeos sobre a doença disponíveis no YouTube. Observamos que existe potencial nas redes sociais, enquanto recurso de comunicação, contudo é preciso cautela, uma vez que se faz necessária a certificação da qualidade do material.

Biografia do Autor

Fernanda Sant'Ana Pereira-Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz

Sheila Soares de Assis, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz.

Luciana Lopes de Almeida Ribeiro Garzoni , Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz.

Tania Cremonini de Araújo-Jorge, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ARAUJO-JORGE, Tania Cremonini et al. “Chagas Express XXI”: a new ArtScience social technology for health and science education – a case study in Brazilian endemic areas of Chagas disease with an active search of chronic cases. PLOS Neglected Tropical Diseases, São Francisco, v. 15, n. 7, p. e000953, p. 1-33, 2021. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0009534. Disponível em: https://journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0009534. Acesso em: 10 out. 2022.

BALLESTER-GIL, Lucia Maria et al. O saber do paciente chagásico sobre a sua doença: construção compartilhada de um instrumento para a pesquisa e teste de sua aplicabilidade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2199-2214, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZwH4bRNVbCb7f5CdNmmvK5z/?lang=pt. Acesso em: 27 nov. 2022.

BITTENCOURT, Maíra. O poder de mobilização social das ferramentas de comunicação on-line: uma análise do processo de convocação para as manifestações populares. Parágrafo, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 193-200, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/314. Acesso em: 11 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 3, 20 fev. 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 7 jul. 2023.

BRASIL. Ministério de Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Portaria nº 57, de 30 de outubro de 2018. Torna pública a decisão de aprovar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da doença de Chagas, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 41, 30 out. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt/arquivos/2018/pcdt_doenca_de_chagas.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.

BRASIL. Ministério de Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Doença de Chagas: 14 de abril – Dia Mundial. Boletim Epidemiológico, Brasília, DF, a. 2, n. especial, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2021/boletim_especial_chagas_14abr21_b.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2205278/mod_resource/content/1/Burgess%20et%20al.%20-%202009%20-%20YouTube%20e%20a%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Digital%20Como%20o%20maior%20fen%C3%B4meno%20da%20cultura%20participativa%20transformou%20a%20m%C3%ADdia%20e%20a%20socieda.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.

CARVALHO, Rachel Bragança de et al. YouTube aplicado à educação: uma análise de canais educativos da rede. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR, 3., 8-10 nov. 2017, Minas Gerais. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 1-11. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/40283/2/2017_YOUTUBE%20APLICADO%20A%20EDUCA%c3%87%c3%83O.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

CASTRO, Regina C. Figueiredo. Impacto da internet no fluxo da comunicação científica em saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 40, p. 57-63, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000400009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/rjw3hDsS6zgQ97R8TL6fZvD/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.

CHOU, Wen-Ying Sylvia et al. Addressing health-related misinformation on social media. JAMA, Chicago, v. 320, n. 23, p. 2417-2418, 2018. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2018.16865. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30428002/. Acesso em: 7 jul. 2023.

DIAS, João Carlos Pinto et al. II Consenso Brasileiro em Doença de Chagas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 25, n. especial, p. 7-86, 2016. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17938. Acesso em: 10 maio 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GARZONI, Lucina Ribeiro. Chagas disease in Brazil: comprehensive actions to amplify access to diagnosis and treatment. Newsletter Chagas Disease Clinical Research Platform, Rio de Janeiro, n. 8. p. 9, 2018. Disponível em: https://dndi.org/wp-content/uploads/2018/07/2018Newsletter_Chagas_ENG.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

GILLESPIE, Amaya M. et al. Social mobilization and community engagement central to the Ebola response in West Africa: lessons for future public health emergencies. Global Health: Science and Practice, Baltimore, v. 4, n. 4, p. 626-646, 2016. DOI: https://doi.org/10.9745%2FGHSP-D-16-00226. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5199179/. Acesso em: 10 out. 2022.

GORDON, Lucas. Paralelos entre a curadoria de conteúdo em redes sociais e a gestão do conhecimento. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 147-157, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5164/0. Acesso em: 7 jul. 2023.

HENRIQUES, Márcio Simeone; MAFRA, Rennan Lanna Martins. Mobilização social em saúde: o papel da comunicação estratégica. In: SANTOS, Adriana (org.). Caderno Mídia e Saúde Pública. Belo Horizonte: Escola de Saúde Pública/FUNED, 2006. p. 101-112. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5377129/mod_resource/content/1/CADERNO%20M%C3%8DDIA%20E%20SA%C3%9ADE%20P%C3%9ABLICA.pdf#page=101. Acesso em: 15 nov. 2022.

HOTEZ, Peter J.; FUJIWARA, Ricardo T. Brazil’s neglected tropical diseases: an overview and a report card. Microbes and Infection, São Francisco, v. 16, n. 8, p. 601-606, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.micinf.2014.07.006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1286457914000938. Acesso em: 1 nov. 2022.

KEMP, Simon. YouTube users, stats, data & trends. DataReportal, [s. l.], updated on May 11, 2023. Disponível em: https://datareportal.com/essential-youtube-stats. Acesso em: 7 jul. 2023.

LEE, Philseok; JOO, Seang-Hwane; LEE, Sunhee. Examining stability of personality profile solutions between Likert-type and multidimensional forced choice measure. Personality and Individual Differences, [s. l.], v. 142, p. 13-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2019.01.022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191886919300340. Acesso em: 1 nov. 2022.

LEITE, Rafaela Bernardazzi Torrens. YouTuber: o produtor de conteúdo do YouTube e suas práticas de produção audiovisual. 2019. 279 f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27385#:~:text=Trata%2Dse%20de%20pr%C3%A1ticas%20como,conte%C3%BAdo%20principal%20do%20v%C3%ADdeo%20e. Acesso em: 1 jan. 2022.

MADATHIL, Kapil Chalil et al. Healthcare information on YouTube: a systematic review. Health Informatics Journal, Nova York, v. 21, n. 3, p. 173-194, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1460458213512220. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1460458213512220?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 2 dez. 2022.

MAI, Scheila et al. O uso das tecnologias na democratização da informação em saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 210-218, 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/revistargss/article/view/12784. Acesso em: 8 jul. 2023.

MARTINS, Ernane Rosa; GOUVEIA, Luís Manuel Borges. Modelo pedagógico de M-Learning em Sala de Aula Invertida (MLSAI): reflexões sobre o uso de recursos tecnológicos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 407-416, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99524. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/99524. Acesso em: 10 out. 2022.

MARTINS, Liziane et al. Doença de Chagas a partir de questões sociocientíficas na educação em saúde. In: CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei (org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 213-230. E-book. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220174. Disponível em: https://books.scielo.org/id/n7g56/pdf/conrado-9788523220174.pdf#page=206. Acesso em: 21 set. 2022.

MARTINS, Liziane et al. Educação em saúde: breves reflexões sobre o reducionismo e o holismo. In: AUDI, Luciana Cristina da C.; MOLAR, Jonathan de O.; REIS, Minervina J. E. (orgs.). Educação e desenvolvimento: debates contemporâneos. Campinas: Pontes, 2014. v. 1. p. 165-177. (Coleção Formação e Práxis Docente).

MARTINS, Liziane; SANTOS, Girlene Silva dos; EL-HANI, Charbel Niño. Abordagens de saúde em um livro didático de biologia largamente utilizado no Ensino Médio brasileiro. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 249-283, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/215. Acesso em: 21 set. 2022.

MARTINS-MELO, Francisco Rogerlândio et al. Prevalence of Chagas disease in Brazil: a systematic review and meta-analysis. Acta Tropica, Amsterdã, p. 167-174, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.actatropica.2013.10.002. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24139912/. Acesso em: 20 out. 2022.

MENDONÇA, Taliha Dias Perez et al. Avaliação participativa sobre a situação do acesso ao diagnóstico e tratamento da doença de Chagas no Brasil. In: ANAIS DO CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2017. Anais eletrônicos [...] Campinas; Galoá, 2017. Disponível em: https://proceedings.science/medtrop/trabalhos/avaliacao-participativa-sobre-a-situacao-do-acesso-ao-diagnostico-e-tratamento-d?lang=pt-br. Acesso em: 7 nov. 2023.

MINAYO Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Tradução: Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007. E-Book. Disponível em: https://www.academia.edu/5116276/Uma_Vis%C3%A3o_Integrada. Acesso em: 9 nov. 2023.

MORAES, Alice Ferry de. A diversidade cultural presente nos vídeos em saúde. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 12, n. 27, p. 811-822, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YwKQdhtbCbvgN3dkhyTbF9x/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde lança campanha para combater a transmissão da doença de Chagas no Brasil. Portal do Ministério da Saúde, Brasília, DF, 3 nov. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-combater-a-transmissao-da-doenca-de-chagas-no-brasil. Acesso em: 20 jun. 2022.

NATIONAL CAREER DEVELOPMENT ASSOCIATION (NCDA). Guidelines for the preparation and evaluation of video career media. Colorado: NCDA, 1992. Disponível em: https://ncda.org/aws/NCDA/asset_manager/get_file/3401?ver=18245. Acesso em: 20 mar. 2020.

ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD (OPAS). Guía para el diagnóstico y el tratamiento de la enfermedad de Chagas. Washington, DC: Opas, 2018. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/49653?locale-attribute=en. Acesso em: 19 jan. 2023.

ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD (OPAS). Enfermedad de Chagas. Washington, DC: Opas, c2023. Disponível em: https://www.paho.org/es/temas/enfermedad-chagas. Acesso em: 19 jan. 2023.

PAOLUCCI, Rodolfo; PEREIRA NETO, André; LUZIA, Rafaela. Avaliação da qualidade da informação em sites de tuberculose: análise de uma experiência participativa. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, p. 84-100, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042017S08. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2017.v41nspe/84-100/. Acesso em: 10 jun. 2022.

REALE, Manuella Vieira; MARTYNIUK, Valdenise Leziér. Divulgação científica no YouTube: a construção de sentido de pesquisadores nerds comunicando ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 5-9 set. 2016. Anais [...], São Paulo: Intercom, 2016. p. 1-15. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0897-1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.

ROGERS, Todd; GOLDSTEIN, Noah J.; FOX, Craig R. Social mobilization. Annual Review of Psychology, [s. l.], v. 69, p. 357-381, 2018. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-122414-033718. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-psych-122414-033718. Acesso em: 20 set. 2022.

SALVADOR, Pétala Tuani Candido de Oliveira et al. Análise de vídeos do YouTube sobre eventos adversos em saúde. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 830-837, 2014. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-27622014000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 9 nov. 2023.

SANMARTINO, Mariana et al. Chagas and health promotion: dialogue inspired by the Curitiba Statement. Health Promotion International, Oxford, v. 34, n. supl. 1, p. i82-i91, 2019. DOI: https://doi.org/10.1093/heapro/day105. Disponível em: https://academic.oup.com/heapro/article-abstract/34/Supplement_1/i82/5299878?login=false. Acesso em: 9 nov. 2022.

SANMARTINO, Mariana. Cortometrajes y promoción de la salud: una paleta de voces, imágenes y colores para abordar la problemática del Chagas. In: OCCELLI, Maricel et al. (orgs.). Las tecnologías de la información y la comunicación como herramientas mediadoras de los procesos educativos: recursos y experiencias didácticas. Buenos Aires: Bellaterra, 2018. v. II. p. 107-116. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/163830. Acesso em: 9 nov. 2022.

SANMARTINO, Mariana et al. Hablamos de Chagas: aportes para (re)pensar la problemática con una mirada integral. Buenos Aires: CONICET – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, 2015. E-book. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/173530. Acesso em: 9 nov. 2022.

SANMARTINO, Mariana et al. Miradas caleidoscópicas sobre el Chagas: una experiencia educativa en el Museo de La Plata. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 9, n. 2, p. 265-273, 2012. DOI:

http://dx.doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2012.v9.i2.08. Disponível em: https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/2772. Acesso em: 9 nov. 2022.

SCHNEIDER, Catiúcia Klug; CAETANO, Lélia; RIBEIRO, Luis Otonio Meireles. Análise de vídeos educacionais no YouTube: caracteres e legibilidade. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-11, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.30816. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/30816. Acesso em: 14 nov. 2021.

SELVI, Onur et al. YouTube como fonte informativa sobre bloqueios do plexo braquial: avaliação de conteúdo e valor educativo. Revista Brasileira de Anestesiologia, São Paulo, v. 69, n. 2, p. 168-176, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.bjane.2018.12.005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/z855vwDtgPsgp3Wm9ZmYmGH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 nov. 2022.

SILVEIRA, Antonio Carlos. Situação do controle da transmissão vetorial da doença de Chagas nas Américas. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 16, supl. 2, p. 35-42, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2000000800004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/3dGQ3NWJhWjwzdypZzSDrZP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2022.

STELLEFSON, Michael et al. YouTube as a source of chronic obstructive pulmonary disease patient education: a social media content analysis. Chronic Respiratory Disease, Londres, v. 11, n. 2, p. 61-71, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/1479972314525058. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1479972314525058. Acesso em: 7 jul. 2023.

SYED-ABDUL, Shabbir et al. Misleading health-related information promoted through video-based social media: anorexia on YouTube. Journal of Medical Internet Research, Toronto, v. 15, n. 2, p. e30, 2013. DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.2237. Disponível em: https://www.jmir.org/2013/2/e30/. Acesso em: 7 jul. 2023.

SZMUDA, Tomasz et al. YouTube as a source of patient information for hydrocephalus: a content-quality and optimization analysis. World Neurosurgery, Nova York, v. 138, p. e469-e477, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.wneu.2020.02.149. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1878875020304241?via%3Dihub#sec1. Acesso em: 4 nov. 2022.

TOSTES, Raimundo Alberto. A importância da divulgação científica. Revista Acadêmica Ciência Animal, Curitiba, v. 4, n. 4, p. 73-74, 2006. DOI: https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v4i4.9540. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/cienciaanimal/article/view/9540. Acesso em: 6 jul. 2023.

UZ, Cuma et al. Assessment of the quality and reliability of the information on spasticity on YouTube. Journal of Clinical Neuroscience, Melbourne, v. 113, p. 142-146, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jocn.2023.05.018. Disponível em: https://www.jocn-journal.com/article/S0967-5868(23)00130-3/fulltext. Acesso em: 7 jul. 2023.

VALLA, Victor Vincent. Educação popular, saúde comunitária e apoio social numa conjuntura de globalização. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 2, p. 7-14, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000600002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/mrWX8vNyWXWGwJ93WcpS7jc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2020.

VALLA, Victor Vincent. Sobre participação popular: uma questão de perspectiva. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 14, supl. 2, p. 7-18, 1998. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1998000600002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/YcmBR9tNZcjkmhGXx7L7YXc/. Acesso em: 7 jul. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Chagas disease (American trypanosomiasis). Genebra: WHO, c2023. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/chagas-disease#tab=tab_1. Acesso em: 19 jan. 2023.

YOUTUBE. YouTube Creators. San Bruno: Google, c2023. Disponível em: https://www.youtube.com/creators/how-things-work/policies-guidelines/. Acesso em: 7 jul. 2023.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

Pereira-Silva, F. S., Assis, S. S. de, Garzoni , L. L. de A. R., & Araújo-Jorge, T. C. de. (2023). Contribuições para a mobilização social, comunicação e educação em saúde sobre a doença de Chagas no YouTube – percurso e notas sobre o canal Falamos de Chagas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(4), 867–890. https://doi.org/10.29397/reciis.v17i4.3676