Beba sem moderação: motivos das denúncias dos anúncios de cerveja ao Conar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v18i2.3648

Palavras-chave:

Substâncias psicoativas, Bebidas alcoólicas, Propagandas, Denúncia, Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária

Resumo

As propagandas de bebidas alcóolicas, além de serem mais frequentes do que outras mercadorias, também apresentam conteúdo que pode ter papel facilitador no uso dessa substância psicoativa, visto que, na maior parte delas, trazem ideias e sensações de prazer. Por isso, esta pesquisa consistiu na identificação e análise qualitativa de propagandas de cerveja que tiveram alguma denúncia feita ao ou pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), nos últimos cinco anos (2015 a 2020), a partir do levantamento dessas denúncias no site do Conar e, posteriormente, foi realizada análise dos motivos condizentes com o código. Como resultado, constatou-se uma progressão nos alinhamentos entre as denúncias e as decisões, sendo encontrada maior dificuldade no alinhamento da infração em relação ao conteúdo das peças publicitárias do que em questões técnicas.

 

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Nogueira da Cruz, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista.

Mariana Camerão Rodrigues, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Especialista em terapia cognitivo-comportamental pela Universidade Estadual Paulista.

Thiago Pestillo Seles, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Especialista em Design Instrucional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio.

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

Cruz, L. A. N. da, Rodrigues, M. C., & Seles, T. P. (2024). Beba sem moderação: motivos das denúncias dos anúncios de cerveja ao Conar. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 18(2), 378–392. https://doi.org/10.29397/reciis.v18i2.3648

Edição

Seção

Artigos originais