O pensamento complexo da comunicação organizacional: sobre identidade, imagem-conceito e gestão de imagem da ciência e do SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i1.3619

Palavras-chave:

Comunicação, Comunicação organizacional, Complexidade, Organizações, Comunicação pública

Resumo

A vivência num caminho de empregado de ‘chão de fábrica’ de grande empresa a gestor de uma pequena empresa, junto às teorias de comunicação, contribuíram para as reflexões acadêmicas no campo da comunicação organizacional do cientista e professor Rudimar Baldissera. Em entrevista à Reciis, o professor mobiliza termos frequentemente associados à comunicação e às organizações, tais como imagem-conceito, identidade e públicos, e problematiza o prisma das decisões e dos objetivos da gestão em perspectiva da comunicação para a partilha, o diálogo, a ação/retroação e as perturbações geradas pelos diversos públicos que são constitutivos das organizações. Por meio de reflexões a partir do paradigma da complexidade, Baldissera discorre sobre o ‘tecer’ e ‘retecer’ da imagem das instituições de saúde, da ciência, das universidades públicas e do SUS, no contexto contemporâneo marcado pela emergência sanitária da covid-19. Destaca a comunicação organizacional como um campo consolidado na construção da crítica e do conhecimento na área da comunicação e informação. Rudimar Baldissera é professor associado do Departamento de Comunicação – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), e professor e pesquisador do PPGCOM/UFRGS.

Biografia do Autor

Rudimar Baldissera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS

Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

BALDISSERA, Rudimar. A complexidade dos processos comunicacionais e interação nas organizações. In: MARCHIORI, Marlene. (org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010. p. 199-213. (Série Comunicação Organizacional, 2).

BALDISSERA, Rudimar. A comunicação no (re) tecer da cultura organizacional. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, Sâo Paulo, n. 10, p. 52-62, 2009a. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/16. Acesso em: 14 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009b. v. 1, p. 135-164.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação e significação na construção da imagem-conceito. Fronteira – Estudos Midáticos, São Leopoldo, v. 10, n. 3, p. 193-200, 2008a. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5397#:~:text=Apresenta%2Dse%20a%20compreens%C3%A3o%2Fexplica%C3%A7%C3%A3o,for%C3%A7a%2C%20tais%20como%20a%20cultura. Disponível em: 14 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional: o treinamento de recursos humanos como rito de passagem. São Leopoldo: Unisinos, 2000.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional: uma reflexão possível a partir do Paradigma da Complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2008b. p. 149-177.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional e imagem-conceito: sobre gestão de sentidos no ambiente digital. In: RUÃO, Teresa; NEVES, Ronaldo; ZILMAR, José. (org.). A comunicação organizacional e os desafios tecnológicos: estudos sobre a influência tecnológica nos processos de comunicação nas organizações. Minho: CS Edições, 2017. p. 1-17. Disponível em: https://www.cecs.uminho.pt/publicacao/a-comunicacao-organizacional-e-os-desafios-tecnologicos-estudos-sobre-a-influencia-tecnologica-nos-processos-de-comunicacao-nas-organizacoes/. Acesso em: 14 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 6, n. 10-11, p. 115, 2009c. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139013. Acesso em: 14 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. 2004. 298 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.

BALDISSERA, Rudimar. Isolamento social, discursos e sentidos circulantes da/na pandemia. In: GUERRA, Laura Ferreira et al. (org.). Horizontes da comunicação: experiências, entrevistas e transcriações na pandemia. Porto Alegre: Imaginalis, 2021. p. 12-27. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/234331?locale-attribute=es. Acesso em: 14 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar. Notas para uma epistemologia da comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling; LIMA, Fábia Pereira; SAMPANIO, Adriano de Oliveira (org.). Comunicação organizacional e relações públicas: 15 anos da Abrapcorp. Salvador: EDUFBA, 2022. p. 47-61. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35309. Acesso em: 14 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar. O (re)tecer a cultura organizacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 2., 28-30 abr. 2008, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Abrapcorp, 2008c. Disponível em: https://www.abrapcorp2.org.br/anais2008/gt7_baldissera.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar. Por uma compreensão da comunicação organizacional. In: SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade (org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008d. p. 31-50.

BALDISSERA, Rudimar. Tensões dialógico-recursivas entre a comunicação e a identidade organizacional. identidade organizacional. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 228-243, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138954/134302. Acesso em: 14 mar. 2023.

BALDISSERA, Rudimar et al. Jornalismo e diversidade: vozes na revista Exame. Animus: Revista Interamericana de comunicação midiática, Santa Maria, v. 21, p. 1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2175497765797. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/65797. Acesso em: 10 mar. 2023.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1996.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000b. p. 103-133.

MAFFESOLI, Michel. Da identidade à identificação. In: MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 299-350.

MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, Dora Fried (org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 45-58.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MORIN, Edgar. Meus demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000b.

MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, Edgar. O método 4: as ideias: habitat, vida, costumes, organização. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002a.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002b.

Downloads

Publicado

17-03-2023

Como Citar

Baldissera, R. (2023). O pensamento complexo da comunicação organizacional: sobre identidade, imagem-conceito e gestão de imagem da ciência e do SUS. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(1), 190–205. https://doi.org/10.29397/reciis.v17i1.3619