Relevância de fontes acadêmicas da Universidade Estadual do Ceará para o jornalismo de saúde no combate às fake news: estudo de caso

Autores

  • Adriana Rodrigues da Cunha Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0002-0231-7840
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0003-1424-0649

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i1.3479

Palavras-chave:

Covid-19, Pandemia, Fake news, Jornalismo, Saúde

Resumo

O trabalho constitui relato das autoras, uma jornalista/assessora de comunicação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e uma professora/pesquisadora da mesma instituição que integra o Grupo de Trabalho (GT) para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), a partir da experiência vivenciada durante a pandemia de covid-19. No recorte temporal de 2 de abril de 2020 a 29 de dezembro de 2020, foi possível constatar que fontes acadêmicas da UECE contribuíram com o jornalismo de saúde local, mostrando o potencial dessa universidade no combate às fake news por meio de opiniões e informações críveis fornecidas por seus pesquisadores. Concluiu-se que, para combater o grande fenômeno das fake news, agências de checagem não são suficientes, sendo sugerida uma parceria urgente entre jornalismo e universidade – duas grandes forças da informação que têm como um de seus compromissos levar verdade para a sociedade.

Biografia do Autor

Adriana Rodrigues da Cunha, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE

Graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cearense.

Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

17-03-2023

Como Citar

Cunha, A. R. da, & Moreira, T. M. M. (2023). Relevância de fontes acadêmicas da Universidade Estadual do Ceará para o jornalismo de saúde no combate às fake news: estudo de caso. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 17(1), 84–93. https://doi.org/10.29397/reciis.v17i1.3479

Edição

Seção

Dossiê Gestão da informação e da comunicação em saúde