Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?

Nathalie Fonseca Gloria, Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho, Cristiane Marques Seixas, Daniela Menezes Neiva Barcellos

Resumo


As novas tecnologias da informação e comunicação, aliadas às novas mídias e redes de comunicação, transformaram privacidade em objeto de consumo. O cenário comunicacional medeia o acesso a produtos e serviços digitais com novos parâmetros de hábito alimentar e estilo de vida saudáveis. A visibilidade confere prestígio às postagens no ambiente on-line, legitimando-as. O objetivo deste estudo foi mapear a representatividade de postagens de celebridades e compreender seus significados no campo da Alimentação e Nutrição. O problema central é o efeito mágico de um comportamento saudável em orientações doutrinárias sobre o comer. Analisamos imagens e textos de seis perfis de nutricionistas que se tornaram celebridades no Brasil. As postagens guiam seguidores, reproduzindo modelos de respostas rápidas que prometem a felicidade na ilusão de uma disciplina e do controle de si. As páginas operam como ‘oráculos’ para uma vida saudável, seguindo uma lógica de comunicação fast thinking, pouco propensa à expressão do pensamento.


Palavras-chave


Nutricionistas; Celebridades; Alimentação; Estilo de vida saudável; Tecnologias de comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2286

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil