A experiência das Bibliotecas Virtuais em Saúde nos países de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2091

Palavras-chave:

Bibliotecas Virtuais em Saúde, Países de língua portuguesa, Capacitação de recursos humanos em saúde, Rede ePORTUGUÊSe, Organização Pan-americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde.

Resumo

A Biblioteca Virtual de Saúde dos países de língua portuguesa foi desenvolvida para facilitar o acesso à informação científia e técnica para estudantes, docentes e profisionais de saúde dos países envolvidos. O objetivo deste artigo é descrever a criação e o seu desenvolvimento nos países de língua portuguesa por meio da Rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial de Saúde. Utilizou-se uma metodologia qualitativa baseada em revisão da literatura e análise da documentação técnica, científia e administrativa disponível em repositórios públicos internacionais e instituições nacionais, incluindo relatórios do programa ePORTUGUÊSe entre 2005 e 2015. O desenvolvimento e operacionalização da Biblioteca Virtual de Saúde foi gradual e individualizado e fortemente dependente do envolvimento de profisionais e instituições locais. Mudanças nas prioridades políticas e difiuldades econômicas levaram à sua desaceleração. O aumento da conectividade na África e acesso à Internet estão criando novas oportunidades para retomar seu desenvolvimento nos países de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Regina Lucia Ungerer, Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Relações Internacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Saúde da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz.

Paulo Capel Narvai, Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

Ungerer, R. L., & Narvai, P. C. (2020). A experiência das Bibliotecas Virtuais em Saúde nos países de língua portuguesa. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2091

Edição

Seção

Relatos de experiência