Diversidade e comunicação: percepções de surdos sobre atividade de educação em saúde realizada por estudantes de medicina

Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Camila Mugnai Vieira

Resumo


A comunidade surda possui cultura e linguagem próprias, desconhecidas pela maioria dos ouvintes, o que a exclui de vários processos da sociedade. As barreiras na comunicação e o preconceito difiultam seu acesso a serviços de saúde. Analisou-se a vivência de uma atividade prática de Educação em Saúde com 19 surdos feita por 20 estudantes do primeiro ano de um curso de medicina. Após um curso de Língua Brasileira de Sinais, os estudantes realizaram uma atividade junto aos surdos, na qual apresentaram palestras sobre temas de saúde e interagiram em ações como aferição da pressão e cálculo do Índice de Massa Corporal. Posteriormente, os surdos participaram de dois grupos focais para relatarem sua experiência. A análise dos dados deu-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Os surdos fiaram satisfeitos com a interação, relataram preocupação com prevenção e autocuidado e expectativas positivas quanto à formação de médicos humanizados e qualifiados para seu atendimento.


Palavras-chave


Educação médica; Humanização da assistência; Relações médico-paciente; Comunicação; Surdez.

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DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.1827

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e-ISSN 1981-6278 

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