A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia

Autores

  • Maurício de Vargas Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS
  • Samile Andréa de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1756

Palavras-chave:

Capital social, Mídias sociais, Conteúdo gerado pelo usuário, YouTube, Teoria fundamentada.

Resumo

Este artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social.

Biografia do Autor

Maurício de Vargas Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS

Mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, RS

Doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

31-03-2020

Como Citar

Corrêa, M. de V., & Vanz, S. A. de S. (2020). A formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1756

Edição

Seção

Artigos originais