Contribuições da psicologia discursiva para o campo da comunicação sobre riscos em saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1749Palavras-chave:
Linguagem dos riscos, Comunicação, Psicologia discursiva, Alfabetização em saúde, Práticas discursivas.Resumo
A comunicação no campo da saúde é um imperativo ético e, no caso da comunicação sobre riscos, seguiu longa trajetória, que levou de modalidades unidirecionais de transmissão de informação de especialistas para a população à paulatina participação do público, de modo a incentivar a alfabetização nesse âmbito como precondição para modificar práticas visando à promoção da saúde. Na perspectiva das ciências sociais, em um primeiro momento, a contribuição maior veio da psicologia cognitiva, sobretudo das pesquisas baseadas na psicometria. A psicologia social entra nesse campo mais tardiamente, sendo objetivo desta nota de conjuntura pontuar as contribuições dos estudos sobre linguagens dos riscos, mais especificamente a respeito das distintas tradições discursivas, a fim de entender os processos de produção de sentido sobre riscos na vida cotidiana, propondo que a mediação psicossocial é relevante para romper com a dicotomia entre especialistas e leigos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.