Docência em saúde: tempo de novas tecnologias da informação e comunicação

Tatiana Peres Santana Porto Wanderley, Mikael Henrique de Jesus Batista, Lázaro da Silva Dutra Júnior, Valdirene Cassia Silva

Resumo


Ao serem utilizadas no contexto educacional, as tecnologias digitais da informação e comunicação podem potencializar a aprendizagem, desenvolvendo ambientes de aprendizado, aprimorando e modernizando as práticas docentes. Nesta perspectiva, realizou-se um estudo com o objetivo de verificar a utilização dessas tecnologias como recurso didático-pedagógico em cursos da saúde. Os resultados evidenciaram as dificuldades citadas por docentes: estrutura escolar inadequada; formação acadêmica deficiente e resistência à utilização dessas tecnologias. Como estratégias para amenizar esses desafios foram enfatizadas a capacitação dos professores e a orientação para que conhecessem as especificidades dos recursos tecnológicos desde a sua formação. A plataforma Moodle, chat educacional e o fórum de discussão foram os mais utilizados. Concluímos que as instituições voltadas para o ensino da saúde não estão efetivamente utilizando as ferramentas com toda a sua potencialidade pedagógica e que, embora o acesso às tecnologias venha crescendo rapidamente, essa ampliação não é acompanhada de qualificação e transformação do processo de ensino.


Palavras-chave


Docentes; Comunicação; Tecnologias; Educação; Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1522

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e-ISSN 1981-6278 

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