A (in)formação científica e humanizada dos profissionais da área de saúde: a literatura nas humanidades médicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v12i3.1521

Palavras-chave:

Humanidades médicas, Literatura, Formação médica, Ciências da saúde, Informação científica.

Resumo

Literatura e medicina convivem harmoniosamente, sendo trivial afirmar que ler faz bem à saúde. Todavia, o diálogo entre literatura e ciência nem sempre é assumido em benefício mútuo. A literatura faz bem à medicina e mostra-se útil à (in)formação dos profissionais de saúde? Com o objetivo de refletir sobre este assunto, efetuou-se uma auscultação da literatura científica recente sobre essa temática. Como resultado, enumeraram-se os trabalhos considerados mais relevantes, com contributos concretos da literatura para a medicina e das humanidades para a educação em ciências médicas. Conclui-se que os profissionais de saúde valorizam a literatura na prática clínica e que a neurologia e a psiquiatria são as áreas que mais reconhecem o potencial literário. Reconhece-se uma tendência à inclusão das humanidades médicas nos currículos dos cursos das ciências da saúde. Assim, será benéfica a inclusão da literatura nas humanidades médicas e na formação dos profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Patrícia de Almeida, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras. Coimbra,

Especialização Avançada em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra.

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Publicado

25-09-2018

Como Citar

Almeida, P. de. (2018). A (in)formação científica e humanizada dos profissionais da área de saúde: a literatura nas humanidades médicas. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 12(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v12i3.1521

Edição

Seção

Ensaios