Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes

Autores

  • Thaína Rocha Balbino Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB
  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1490

Palavras-chave:

Marketing social, Bebidas açucaradas, Adolescentes, Saúde pública, Conscientização.

Resumo

O presente estudo visa compreender os fatores de influência para a redução do consumo das bebidas açucaradas. Nesse intuito, adotou-se uma abordagem qualitativa, a fim de desenvolver ferramentas de marketing social para a promoção da redução do consumo entre adolescentes. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio, com roteiro semiestruturado, sendo entrevistados onze adolescentes de 16 a 18 anos, variando entre estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas do estado da Paraíba. Os resultados indicaram que os principais incentivos para o consumo são o sabor, preço, praticidade e o assédio dos amigos e familiares que incentivavam o consumo de bebidas açucaradas. Fazendo o uso de ferramentas de marketing social, verificou-se que a conscientização sobre os aspectos negativos da ingestão dessas bebidas, a inserção de ações reguladoras e a exposição dos malefícios contribuem para uma nova consciência sobre o consumo dessas bebidas e a redução do consumo.

Biografia do Autor

Thaína Rocha Balbino, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

28-06-2019

Como Citar

Balbino, T. R., & Barboza, S. I. S. (2019). Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 13(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1490