Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica

Mússio Pirajá Mattos

Resumo


O construtivismo é uma teoria que permite conceber o conhecimento como algo que não é dado e sim construído, através de sua ação e da interação com o meio. Trata-se de um relato de experiência do uso da viagem educacional e oficinas temáticas no componente curricular psicofarmacologia clínica, como ferramentas de formação construtivista em saúde. A viagem educacional permitiu a integração emoção-razão a partir dos significados percebidos em contato com produções artísticas. A clínica tornou-se ampliada no cuidado a partir da prática biopsicossocial, da humanização e do desenvolvimento da inteligência emocional. As oficinas temáticas proporcionaram aprendizagens complexas e produção de dispositivos que permitiram a vivência do acolhimento, vínculo, comunicação, sensibilidade e empatia entre os sujeitos. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular a formação por meio de competências, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, além de tornar o ambiente em sala de aula agradável e contribuir para construção de um perfil profissional que cria permanentemente.


Palavras-chave


Filmes cinematográficos; Comunicação interdisciplinar; Educação em Saúde; Psicofarmacologia; Metodologia ativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1448

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e-ISSN 1981-6278 

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