Apropriação da terminologia ‘uso consciente de medicamentos’ visando à promoção da saúde global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1438

Palavras-chave:

Autocuidado, Automedicação, Educação em Saúde, Impacto ambiental, Uso de Medicamentos, Terminología.

Resumo

A inserção dos medicamentos nas práticas de consumo consciente representa um potencial de aliada na promoção da saúde global; assim, objetivou-se mapear a aplicação da terminologia uso consciente de medicamentos. Realizou-se uma revisão documental integrativa quantitativa com a categorização de 124 textos científicos e 400 conteúdos digitais. Os resultados atestaram incompatibilidade de sinonímia com a terminologia uso racional de medicamentos, uma vez que esta não contempla as dimensões econômicas, sociais, psicológicas, ambientais, de comunicação e de valores éticos na decisão de como usufruir dos medicamentos. A implementação e consolidação da terminologia deve subsidiar políticas educacionais e de comunicação e, consequentemente, a instrumentalização para a prática do autocuidado e cuidado com o outro e com o ambiente, ao ressignificar o mecanismo saúde/doença e compreender os processos envolvidos na pesquisa, produção, distribuição e descarte de medicamentos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Turbay Palodeto, Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Bioética. Curitiba, PR, Brasil.

Mestrado em Bioética pela Universidade Católica do Paraná.

Marta Luciane Fischer, Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Bioética. Curitiba, PR, Brasil.

Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

29-03-2019

Como Citar

Palodeto, M. F. T., & Fischer, M. L. (2019). Apropriação da terminologia ‘uso consciente de medicamentos’ visando à promoção da saúde global. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 13(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1438