Comunicação científica sob o espectro da Ciência Aberta: um modelo conceitual contemporâneo

Autores

  • Danyelle Mayara Silva Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, Brasil.
  • Elton Mártires Pinto Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, Brasil.
  • Érika Rayanne Silva de Carvalho Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, Brasil.
  • Patrícia Resende Pereira Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, Brasil.
  • Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Brasília, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1414

Palavras-chave:

Comunicação científica, Informação científica, Ciência aberta, Modelo conceitual

Resumo

A disseminação da informação científica tem ganhado celeridade e eficácia, sobretudo, pelo desenvolvimento das modernas tecnologias da informação e comunicação. O uso massivo dessas tecnologias para coleta, tratamento e análise de dados vem criando o que alguns autores, entre eles Tim Gray, chamam de quarto paradigma da ciência, ou eScience. Atualmente, a adoção de práticas ligadas à Ciência Aberta tem provocado forte impacto na forma como os pesquisadores comunicam o desenvolvimento de suas pesquisas. Nesse contexto, este trabalho propõe um modelo conceitual de comunicação científica sob o espectro dos conceitos relativos à Ciência Aberta. O trabalho demonstra que as práticas de comunicação científica descritas por modelos convencionais, como o de Garvey e Griffith (1979) e o idealizado por Hurd (2000), servem de base para a análise da comunicação científica contemporânea, porém necessitam ser adaptados à realidade atual.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

Silva, D. M., Pinto, E. M., Silva de Carvalho, Érika R., Pereira, P. R., & Lima Leite, F. C. (2017). Comunicação científica sob o espectro da Ciência Aberta: um modelo conceitual contemporâneo. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11. https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1414

Edição

Seção

Pecha Kucha