Invisibilidade da Pesquisa Clínica no Brasil: considerações a partir de fontes de informação em Ciência & Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1412

Palavras-chave:

acesso à informação, fontes de dados, atividades científicas e tecnológicas, financiamento governamental, pesquisa médica translacional.

Resumo

Apresenta a ampliação das atividades de pesquisa clínica no Brasil através do financiamento público recente. Correlaciona este fenômeno com o crescimento de informações científicas produzidas a respeito, bem como a demanda por acesso a estas informações de caráter público. Retrata a invisibilidade de informações como um obstáculo para a compreensão sobre o desenvolvimento atual da pesquisa clínica no país. Explora registros de fontes de informação em ciência e tecnologia sobre as atividades de pesquisa clínica de forma a evidenciar as atuais invisibilidades neste ambiente. Aponta, como um dos grandes fatores para a invisibilidade, a ausência de uma política de informação que, condicione uma cultura institucional de informar ostensivamente as atividades vinculadas. Considera o caráter ostensivo para além dos resultados gerados nas pesquisas, entendo que, o processo de construção destes resultados, também é uma informação de fundamental publicidade e acesso.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

Klein, V. P. (2017). Invisibilidade da Pesquisa Clínica no Brasil: considerações a partir de fontes de informação em Ciência & Tecnologia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11. https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1412

Edição

Seção

Pecha Kucha