MedTROP - Diretório de Medicina Tropical e Saúde Pública Internacional em acesso aberto para um Desenvolvimento Sustentável: Bases de uma proposta

Paula Saraiva, André Pereira Neto, Zulmira Hartz

Resumo


O Projeto MedTROP é uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) em Portugal e a Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro - Brasil. O seu objetivo é tornar a ciência acessível aos cidadãos e os dados de investigação no domínio da medicina tropical e saúde pública reutilizáveis no futuro de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade no âmbito da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Centra-se em três eixos de trabalho distintos: Conteúdos: Desenvolver um Diretório de Medicina Tropical e Saúde Pública Internacional em Acesso Aberto, incentivando-se o Português como língua de Ciência. Literacia de Saúde:Melhorar as competências dos profissionais de saúde relativamente à prevenção, controle e erradicação de doenças tropicais, disponibilizando informação em acesso aberto e ministrando programas de pesquisa e literacia de informação; Literacia e Comunicação Cidadã: Criar canais de comunicação e informação da ciência ao cidadão divulgando os resultados da investigação ao público, investigadores, decisores políticos e comunidades locais.


Palavras-chave


Diretório de medicina tropical; Saúde pública Internacional; Ciência em Português; Ciência Cidadã; Educação em saúde; Bibliotecas Médicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil