Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde

Ana Caroline Leite de Aguiar, José Maria Ximenes Guimarães, Heraldo Simões Ferreira, Karen Taís Cavalcanti de Almeida, Tatyanne Ferreira Sales Ribeiro, Tatiane Mota de Anchieta, Maria do Socorro da Silva Carneiro, Bruno Correia da Silva

Resumo


A sociedade tecnológica digital demanda sujeitos e saberes que cooperem mutuamente para resolver problemas complexos neste mundo de acesso quase imediato à informação. Nesse contexto, docentes e discentes do mestrado em Ensino na Saúde, de uma universidade pública, e do curso Técnico em Redes de Computadores, de um instituto federal, ambos cearenses, criaram o blog Saúde na Era Digital, objetivando educação em saúde para o público em geral. A interação virtual nele registrada foi submetida à análise de conteúdo e emergiram três eixos temáticos: uso equilibrado/apropriado das tecnologias de informação e comunicação (TIC); benefícios dessas tecnologias para a saúde; e seus prejuízos. Especificam-se aspectos positivos da experiência: variados recursos educativos no blog; rompimento dos obstáculos tempo/espaço; ambiente cooperativo de aprendizagem virtual; blog para aprendizagem; e ganho comunitário de educação em saúde pela integração graduação-pós-graduação-docência. Registra-se também a dificuldade de alguns usuários no manuseio dessas TIC que, pela experiência, se recomendam para práticas educativas atuais, contextualizadas e interdisciplinares.


Palavras-chave


Tecnologia da informação; Tecnologia educacional; Internet; Educação em saúde; Comunicação em saúde; Gestão da informação em saúde; Comunicação interdisciplinar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v12i2.1301

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil