O saber médico e o jornalismo especializado em saúde: como uma epidemia se torna notícia

Autores

  • Amanda Souza de Miranda Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil. Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC). Joinville, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1291

Palavras-chave:

jornalismo especializado em saúde, saber médico, biopolítica, governamentalidade, narrativa.

Resumo

Neste artigo, analisamos como os casos de microcefalia no Brasil foram noticiados como uma epidemia. As notícias surgiram como alertas e buscaram explicações para o problema, além de discutirem eventuais soluções. A partir do conceito de saber médico e da delimitação de características do jornalismo especializado em saúde, observamos como o conhecimento produzido pelo jornalismo é útil para a disseminação e fortalecimento desse sistema. A cobertura mostrou como os conceitos de biopolítica e governamentalidade ganham dimensões próprias ao enxergarmos o jornalismo especializado em saúde como dispositivo e tecnologia de poder.

Downloads

Publicado

29-06-2017

Como Citar

de Miranda, A. S. (2017). O saber médico e o jornalismo especializado em saúde: como uma epidemia se torna notícia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1291

Edição

Seção

Artigos originais