A crise e a universidade

Autores

  • Kenneth Rochel de Camargo Jr. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1290

Palavras-chave:

universidade, financiamento público, crise econômica, economia política, política social.

Resumo

A universidade pública tem encontrado progressivas limitações financeiras no Brasil, manifestadas de forma aguda na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Análises ingênuas tomam como fenômeno inevitável o que é, na verdade, o resultado de políticas inadequadas e de uma ideologia que defende a mutilação do Estado e o consequente descompromisso do mesmo com o ensino superior. A inatenção para os reais determinantes e o sentido da “crise” tem feito proliferarem propostas de enfrentamento inadequadas, equivocadas e inaplicáveis, que ignoram ou desconsideram o papel fundamental de ações do Estado para a redução da crescente desigualdade social, destacando-se entre elas precisamente a manutenção de universidades públicas, provendo ensino gratuito e qualifiado.

Downloads

Publicado

03-04-2017

Como Citar

Camargo Jr., K. R. de. (2017). A crise e a universidade. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1290

Edição

Seção

Notas de conjuntura