CardNutri: Um software de planejamento de cardápios nutricionais semanais para alimentação escolar aplicando inteligência artificial

Rafaela Priscila Cruz Moreira, Flávio Vinícius Cruzeiro Martins, Elizabeth Fialho Wanner

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar e avaliar um software que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para elaborar, automaticamente e de forma rápida, cardápios nutricionais semanais para a Alimentação Escolar, atendendo às necessidades nutricionais diárias dos alunos e, simultaneamente, minimizando o custo total do cardápio. Esses cardápios satisfazem as referências nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de acordo com a faixa etária, variedade, harmonia das preparações e um valor máximo a ser pago por refeição. O tempo de resposta para essa elaboração não ultrapassa cinco minutos. Contudo, o nutricionista precisa escolher o cardápio que melhor lhe atende, pois a ferramenta fornece um conjunto de cardápios eficientes. Assim, o sistema contribui para a elaboração de cardápios nutritivos e baratos, além de facilitar o trabalho do nutricionista que despende de muito tempo para essa tarefa, uma vez que ele necessita de exercer outras funções de sua responsabilidade.

Palavras-chave


Inteligência Artificial; Tecnologia de Alimentos; Informática em Saúde Pública; Planejamento de Cardápio; Alimentação Escolar; Software.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1272

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil