“Caiu, tchau e bença”: os sentimentos, comportamentos e soluções de idosos após a queda em residências unipessoais

Autores

  • Marcos Demetrius Barbosa Centro Universitário de Maringá. Maringá, Brasil. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Área de Saúde. Maringá, Brasil.
  • Tiago Franklin Rodrigues Lucena Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, Brasil.
  • Regiane Macuch Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Maringá, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2277-319X

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1266

Palavras-chave:

envelhecimento, quedas, residências unipessoais, soluções, promoção da saúde.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma análise dos sentimentos e comportamentos de idosos que residem sozinhos pós-queda em casa e as soluções dadas por eles para evitar novos acidentes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa com técnicas de observação participante, entrevistas e documentação em caderno de anotações, fotos, áudio e vídeos. A amostra é composta por dez idosos (quatro homens e seis mulheres) com idade entre 65 e 85 anos, residentes em domicílios unipessoais, que sofreram queda na residência nos últimos cinco anos. Cinco dos dez indivíduos entrevistados alteraram a configuração espacial da residência (adaptações e pequenas reformas) e os outros cinco declararam ter deixado de realizar a atividade que os levaram à queda. Todos destacaram um bom grau de autonomia na realização das atividades da vida diária (AVD), mas consideram a queda como um fenômeno inevitável e possuem conhecimentos sobre os riscos, a perda da autonomia e a possibilidade de não residir mais sozinhos foram citados como elementos de medo.

Downloads

Publicado

29-09-2017

Como Citar

Barbosa, M. D., Lucena, T. F. R., & Macuch, R. (2017). “Caiu, tchau e bença”: os sentimentos, comportamentos e soluções de idosos após a queda em residências unipessoais. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1266

Edição

Seção

Artigos originais