Educação permanente: avanços de uma especialização em Saúde da Família na modalidade a distância

Autores

  • Maria José Sanches Marin Faculdade de Medicina de Marília. Marília http://orcid.org/0000-0001-6210-6941
  • Edinalva Neves Nascimento Secretaria Municipal de Saúde de Marília. Marília
  • Silvia Franco da Rocha tonhom Faculdade de Medicina de Marília. Marília
  • Suelen Beatriz Deponti Alonso Alves Faculdade de Medicina de Marília. Marília
  • Márcia Aparecida Padovan Otani Faculdade de Medicina de Marília. Marília
  • Marco Antonio Girotto Secretaria Municipal de Saúde de Marília. Marília
  • Luis Carlos de Paula e Silva Departamento Regional de Saúde de Marília. Marília

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1262

Palavras-chave:

educação continuada, Estratégia Saúde da Família, educação a distância, aprendizagem social, desenvolvimento de pessoal.

Resumo

A educação a distância é considerada importante recurso para a capacitação e formação dos profissionais. Este artigo objetiva avaliar a estrutura, o processo e resultados do curso de especialização em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo. Um estudo quantitativo foi realizado por meio da aplicação de um instrumento com 30 assertivas seguidas da escala de Likert, o qual foi respondido por 54 profissionais que completaram o curso. A avaliação da plataforma, do material disponibilizado, do desempenho do tutor, dos encontros presenciais, da construção do trabalho de conclusão de curso, da integração da teoria com a prática foi positiva, exceto no que se refere à continuidade do acesso ao material disponibilizado de modo a contribuir para a prática. De maneira geral, o curso mostrou-se eficaz tanto na estrutura como no processo e resultados e houve consenso de que ele pode ser indicado para outros profissionais.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

Marin, M. J. S., Nascimento, E. N., tonhom, S. F. da R., Alves, S. B. D. A., Otani, M. A. P., Girotto, M. A., & Silva, L. C. de P. e. (2017). Educação permanente: avanços de uma especialização em Saúde da Família na modalidade a distância. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1262

Edição

Seção

Artigos originais