Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde

Autores

  • Quitéria Larissa Teodoro Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral http://orcid.org/0000-0003-3877-7598
  • Sibele Pontes Rocha Universidade Federal do Ceará. Fortaleza
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Federal do Ceará. Fortaleza
  • Jamylle Lucas Diniz Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral
  • Osmar Arruda da Ponte Neto Universidade Federal do Ceará. Fortaleza
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1261

Palavras-chave:

educação a distância, educação permanente, formação em saúde, profissional de saúde, tecnologia da informação.

Resumo

Este artigo objetiva compreender as implicações das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de educação permanente em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada por meio de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), utilizando: os descritores “tecnologia da informação” e “educação a distância”, e as palavras-chave “educação permanente” e “formação na saúde”. A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 15 artigos, que foram analisados por níveis de evidências e divididos em duas categorias: “a inserção das TIC no processo de educação permanente em saúde a partir da educação a distância” e “a relação entre tutor/participante como facilitadora no processo de educação permanente em saúde por meio das TIC”. Em suma, as TIC produzem implicações positivas no processo de educação permanente de profissionais da saúde, apesar de alguns desafios a serem superados.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

Teodoro Farias, Q. L., Rocha, S. P., Pedroza Cavalcante, A. S., Diniz, J. L., da Ponte Neto, O. A., & Vasconcelos, M. I. O. (2017). Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1261

Edição

Seção

Artigos de revisão