Integração de tecnologias digitais no ensino de enfermagem: criação de um caso clínico sobre úlceras por pressão com o software SIACC

Luzia Fernandes Millão, Tainara Wink Vieira, Natália Domingues dos Santos, Ana Paula Scheffer Schell da Silva, Cecília Dias Flores

Resumo


A atenção à saúde exige cada vez mais profissionais com habilidades de pensamento crítico-reflexivo e tomada de decisões, constituindo um desafio aos educadores a implementação de metodologias ativas de aprendizagem condizentes com o avanço tecnológico atual. Dessa forma, o intuito deste artigo é apresentar o desenvolvimento de simulação de um caso clínico por meio do software SIACC (Sistema Interdisciplinar de Análise de Casos Clínicos) para auxiliar o estudo de fundamentos de enfermagem. O processo de criação do caso clínico no SIACC foi dividido em duas etapas: cadastro de informações e montagem do caso. O casopiloto desenvolvido sobre ‘úlceras por pressão’ apresenta imagens, vídeos, artigos e exercícios para facilitar o aprendizado do aluno sobre o tema abordado. Os resultados apresentados reforçam que a utilização de simulação clínica virtual no ensino dessa profissão favorece a correlação entre as atividades teóricas e as experiências clínicas, auxiliando o aluno no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes fundamentais para o exercício do cuidado de enfermagem.


Palavras-chave


educação em enfermagem; tecnologia educacional; simulação por computador; ensino; enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1189

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e-ISSN 1981-6278 

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