Aplicações móveis com interação médico-paciente para um estilo de vida saudável: uma revisão sistemática

Autores

  • Jeangrei Veiga Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Passo Fundo, Brasil.
  • João Pedro Rodriguez Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, Brasil.
  • Bernardo Trevizan Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
  • Marcelo Trindade Rebonatto Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Passo Fundo, Brasil.
  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Passo Fundo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1188

Palavras-chave:

aplicativos móveis, estilo de vida, assistência à saúde, comunicação em saúde, tecnologia da informação, computação vestível.

Resumo

A medicina do estilo de vida tem como meta principal ajudar os indivíduos na prevenção e no tratamento de doenças que restringem um modo de vida saudável. Para auxiliar esse processo, muitas soluções digitais estão sendo pesquisadas e desenvolvidas. O objetivo do trabalho em que se baseia este artigo é identificar quais são as aplicações móveis com interação médico-paciente que visam contribuir para um estilo de vida saudável. Para isso, realizamos uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados eletrônicas Science Direct, IEEE, Springer e ACM durante o mês de maio de 2015. Foram incluídos estudos que descrevem o uso de tecnologias móveis e que possuem mecanismo de intervenção entre paciente e profissional, com vistas a contribuir efetivamente para um estilo de vida saudável. Dos artigos encontrados, 541 no total, cinco atenderam aos critérios de elegibilidade e foram analisados nesse estudo de revisão.

Biografia do Autor

Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Passo Fundo, Brasil.

Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA). Passo Fundo, Brasil.

Downloads

Publicado

03-04-2017

Como Citar

Veiga, J., Rodriguez, J. P., Trevizan, B., Rebonatto, M. T., & De Marchi, A. C. B. (2017). Aplicações móveis com interação médico-paciente para um estilo de vida saudável: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1188

Edição

Seção

Artigos de revisão