Desenvolvimento da habilidade na escrita e a produção científica: cursos são necessários?

Angela Maria Belloni Cuenca, Dulcenéa de Paula, Ivan França Junior

Resumo


Este artigo é resultado de um estudo que tem como objetivo identificar se o aprimoramento do conhecimento sobre a produção de artigos científicos, reforçado por cursos de escrita científica, vem facilitando ao pesquisador (autor) a publicação de seus artigos. Entendemos que a relevância do estudo se deve ao reconhecimento da importância de investimentos no aprimoramento do pesquisador para a divulgação científica. Foi identificada a produção bibliográfica de egressos de cursos de aprimoramento da habilidade na escrita científica e comparada com o percurso de publicações desse egresso, antes e depois do curso. Foram utilizadas duas fontes de informação de acesso público para identificar a produção bibliográfica, científica e técnica, do pesquisador: currículo na Plataforma Lattes do CNPq; e fontes de dados bibliográficos: Lilacs e PubMed. Observou-se que o número de artigos publicados foi maior após a participação em um dos cursos e que, embora outros fatores influenciem na produção, iniciativas dessa natureza estimulam a divulgação científica.


Palavras-chave


comunicação e divulgação científica; alfabetização científica; cursos modulados; redação de artigos; saúde pública.

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DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1166

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e-ISSN 1981-6278 

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