Gestão e percepção de pesquisa em rede: uma visão a partir da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1158

Palavras-chave:

inovação organizacional, gestão de ciência, tecnologia e inovação em saúde, instrumentos para a gestão da atividade científica, grupos de pesquisa, estudo multicêntrico.

Resumo

A gestão de pesquisa em rede comumente está associada ao incremento no domínio estrutural, enquanto a percepção de pesquisa, por sua vez, versa sobre a necessidade de se incluir uma visão mais ampla, envolvendo os rumos e valores dos avanços tecnológicos e econômicos. Ambas as questões são raramente discutidas – situação que tende a prosseguir – frente ao desempenho organizacional e disseminação do conhecimento. A investigação apresentada neste artigo utilizou estudo de caso exploratório e analítico, de abordagem qualiquantitativa, que se valeu de questionários e entrevistas a membros integrantes da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino e gestores de ciência e tecnologia em saúde. Como resultado argumenta-se que a relação que se forma entre os pesquisadores, por meio da pesquisa, é aquela que proporciona o mais alto nível de desenvolvimento, sendo, de fato, a instância organizadora das colaborações que fomentam a aprendizagem e possibilitam a obtenção de status ou legitimidade.

Downloads

Publicado

30-09-2016

Como Citar

Tenorio, M., Mello, G. A., & Viana, A. L. D. (2016). Gestão e percepção de pesquisa em rede: uma visão a partir da Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1158

Edição

Seção

Artigos originais