Saúde e meio ambiente nos currículos dos cursos de graduação em comunicação social no Brasil

Autores

  • Agatha Sant'Anna da Costa Franco Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Tatiana Clébicar Leite Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Raíza Tourinhodos Reis Silva Lima Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Adriana Cavalcanti de Aguiar Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1134

Palavras-chave:

comunicação, saúde, meio ambiente, currículo, educação superior.

Resumo

Acreditamos que a insuficiência de formação em temas de saúde e meio ambiente resulta em coberturas jornalísticas superficiais e em discussões limitadas por parte das assessorias de comunicação ou dos profissionais encarregados das relações públicas no mundo corporativo e no terceiro setor. No caso da graduação em comunicação social no Brasil, uma discussão em torno dos currículos parece ser especialmente oportuna, pois integrar comunicação, saúde e meio ambiente implica em superar a lógica disciplinar na formação superior. Este artigo descreve o cenário da oferta de cursos sobre esses temas pelas instituições de ensino superior brasileiras, utilizando a análise de conteúdo para inferir temáticas recorrentes a partir de categorias presentes nas ementas disponíveis na internet. Os resultados não identificaram a abordagem do trinômio comunicação-saúde-meio ambiente de modo integrado nas graduações em comunicação, indicando, porém, associações entre dois dos temas, especialmente saúde e meio ambiente.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Franco, A. S. da C., Leite, T. C., Lima, R. T. R. S., & Aguiar, A. C. de. (2016). Saúde e meio ambiente nos currículos dos cursos de graduação em comunicação social no Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1134

Edição

Seção

Artigos originais