Narrativas Digitais e Aprendizagem: um panorama a partir do ensino da saúde

Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Diana Ciannella, Miriam Struchiner

Resumo


A narrativa digital integra diferentes linguagens midiáticas com o potencial da narrativa de facilitar a construção de sentido e o compartilhamento de experiências individuais. No ensino da saúde é recorrente a discussão sobre a necessidade de mudança nas práticas pedagógicas tradicionais com a valorização das experiências dos educandos e a promoção da sua participação ativa e reflexiva. A discussão sobre a narrativa digital considera as ideias de Bruner sobre o valor educativo da narrativa e sua capacidade de organizar experiências, promover a reflexão e transmitir significados. Trata-se de uma revisão bibliográfica em periódicos internacionais sobre a contribuição da narrativa digital no ensino da saúde, incluindo somente artigos que apresentavam práticas pedagógicas sobre o tema. Os resultados revelam práticas com o uso da narrativa digital em diferentes contextos, envolvendo alunos em formação e profissionais de saúde. Os estudos compartilham a observação de que a narrativa digital possibilita a promoção da criatividade, criticidade e reflexão do estudante.


Palavras-chave


narrativa digital; tecnologias de informação e comunicação; ensino da saúde; aprendizagem; revisão

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DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1111

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e-ISSN 1981-6278 

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