A mídia em meio às ‘emergências’ do vírus Zika: questões para o campo da comunicação e saúde

Autores

  • Raquel Aguiar Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Assessoria de comunicação. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Inesita Soares Araujo Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Laboratório de Comunicação e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1088

Palavras-chave:

Comunicação e Saúde, Imprensa, Vírus Zika, Epidemias

Resumo

Típico caso de um vírus emergente, o Zika havia circulado de forma restrita quando chegou ao Brasil, onde acabaria por se tornar parte de uma emergência em saúde pública e um tema com fortíssima presença nos meios de comunicação em 2015. Este artigo baseia-se em um trabalho realizado no contexto do Observatório Saúde na Mídia, no qual traçamos uma linha do tempo com os principais pontos da escalada de atenção sobre o vírus Zika na mídia brasileira em 2015, incluindo a cobertura midiática e os anúncios oficiais. Confrontamos essa linha do tempo com uma análise de capas de nove jornais impressos publicados nos meses de novembro e dezembro de 2015, período em que o Ministério da Saúde admitiu a possível correlação do vírus com o aumento de casos de microcefalia no país. Enfocamos referências a medo e risco e propusemos algumas reflexões sobre a relação entre a comunicação e a saúde.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

Aguiar, R., & Araujo, I. S. (2016). A mídia em meio às ‘emergências’ do vírus Zika: questões para o campo da comunicação e saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1088

Edição

Seção

Artigos originais