XIMEHR - Modelo de interface extensível para sistemas de registro eletrônico de saúde baseados na ISO 13606

Autores

  • Elisa Albergaria Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Ciência da Computação. São João del-Rei, Brasil.
  • Marcello Bax Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. Belo Horizonte, Brasil.
  • Raquel Prates Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Ciência da Computação. Belo Horizonte, Brasil.
  • Zilma Reis Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Medicina. Belo Horizonte, Brasil.
  • Leonardo Rocha Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Ciência da Computação. São João del-Rei, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1070

Palavras-chave:

Ciência da informação, Gestão da informação em saúde, Informática em saúde, Registros eletrônicos de saúde, Interface usuário-computador.

Resumo

O objetivo do estudo que deu origem a este artigo é propor um modelo de interface extensível (XIMEHR) para sistemas de registro eletrônico de saúde, baseados nos padrões da norma ISO 13606. A partir do conceito de Design Science, o estudo é uma resposta ao desafio à participação de usuários finais no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde. Interfaces para prontuários eletrônicos do paciente são geradas através de um protótipo de sistema que estrutura, organiza e gerencia os conceitos clínicos. O protótipo desenvolvido foi avaliado e sua funcionalidade atendeu aos propósitos para os quais foi elaborado. Ao mesmo tempo que preserva e estrutura as informações, o modelo proposto proporcionou flexibilidade, reutilização de conceitos e permitiu a padronização do documento. Acreditamos que o produto desse estudo contribuirá para aprimorar a qualidade dos dados clínicos registrados e poderá favorecer a troca de informações entre sistemas eletrônicos utilizados na prestação de cuidado à saúde.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Albergaria, E., Bax, M., Prates, R., Reis, Z., & Rocha, L. (2016). XIMEHR - Modelo de interface extensível para sistemas de registro eletrônico de saúde baseados na ISO 13606. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1070

Edição

Seção

Artigos originais