Ciências da saúde na TV brasileira

Autores

  • Vanessa Brasil de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Química Biológica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz, Museu da Vida, Núcleo de Estudos da Divulgação Científica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1063

Palavras-chave:

Cobertura sobre ciência, Cobertura sobre saúde, Publicidade, Análise de conteúdo, Televisão, TV Globo, TV Record.

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de nosso estudo sobre a veiculação de assuntos científicos relacionados à saúde nas duas principais emissoras da televisão brasileira: TV Globo e TV Record. Analisamos a sua programação diária ao longo de duas semanas construídas referentes a seis meses de 2013, totalizando 672 horas. Observamos que presença dessa temática é reduzida (2,7%) e os aspectos científicos aparecem de forma secundária. A publicidade se destacou entre as demais categorias televisivas, o que contribuiu para uma abordagem positiva da ciência. Embora a figura do cientista tenha sido rara, a linguagem científica foi amplamente utilizada como forma de conferir legitimidade às programações. Tal resultado evidencia que a ciência possui um caráter social importante de conferir credibilidade a diversos tipos de informação – fato que se torna mais relevante quando se considera que esse meio de comunicação é o mais presente nos lares brasileiros e possui grande importância cultural no país.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

de Carvalho, V. B., & Massarani, L. (2016). Ciências da saúde na TV brasileira. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1063

Edição

Seção

Artigos originais