Evidência científica para intervenções em crianças com síndrome de Down

Cylene Siqueira Medrado, Francisco De Paula Nunes Sobrinho

Resumo


A partir dos resultados de estudos, conduzidos no período 2009-2013, para identificar evidências científicas eficazes das intervenções fonoaudiológicas – em linguagem oral ou escrita – em crianças com síndrome de Down, apenas uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi encontrada. Esses dados sugerem a necessidade de se conduzir pesquisas, para fomentar outras revisões sistemáticas, concebidas como investigações que reúnem, analisam e sintetizam estudos primários para identificar evidências científicas que contribuam para o êxito de intervenções em crianças com problemas fonológicos. Para tanto, foram rastreadas 554 RSL, e encontrada apenas uma que trata de intervenções relacionadas à consciência fonológica, reconhecidas como eficazes para melhoria do desempenho em leitura oral. Pesquisadores de RSL recomendam aperfeiçoar seu uso para a prática clínica e sugerem novos estudos que utilizem o delineamento de pesquisa experimental intrasujeito.


Palavras-chave


Síndrome de Down; Revisão sistemática da literatura; Prática clínica baseada em evidências; Bibliometria; Fonoaudiologia.

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DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1023

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e-ISSN 1981-6278 

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