Doação de sangue: a cobertura do jornalismo local e sua contribuição para a formação da opinião pública

Autores

  • Ana Eliza Ferreira Alvim Silva Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação Social em Comunicação Social. Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras, Programa de Pós-Graduação em Administração. Lavras, MG, Brasil.
  • Boanerges Balbino Lopes Filho Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação Social em Comunicação Social. Juiz de Fora, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.1001

Palavras-chave:

Participação social, Doação de sangue, Saúde Pública, Imprensa, Opinião pública, Grounded Theory, Juiz de Fora.

Resumo

Este artigo procura analisar a forma como a doação de sangue, enquanto causa de saúde pública, foi noticiada por um jornal impresso da cidade de Juiz de Fora (MG) ao longo do tempo. A caracterização das notícias permite avaliar a maneira pela qual a imprensa local contribuiu para a formação da opinião pública acerca do tema. Para analisar as publicações de três períodos históricos foi utilizada como estratégia de pesquisa a Grounded Theory. Entrevistas com profissionais de imprensa da cidade complementaram as reflexões. As constatações revelam que os textos possuem uma estrutura com recorrência de informações, sem diversificação de argumentos e de dados que possam enriquecer o debate na esfera pública e a reflexão dos cidadãos. Entre outras conclusões, observa-se o apoio irrestrito dos jornalistas à doação de sangue como pauta da imprensa, embora apresentem a percepção espontânea de que há necessidade de diversificação das abordagens. 

Biografia do Autor

Ana Eliza Ferreira Alvim Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação Social em Comunicação Social. Juiz de Fora, MG, Brasil.

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras, Programa de Pós-Graduação em Administração. Lavras, MG, Brasil.

Boanerges Balbino Lopes Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação Social em Comunicação Social. Juiz de Fora, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Alvim Silva, A. E. F., Pereira, J. R., & Lopes Filho, B. B. (2015). Doação de sangue: a cobertura do jornalismo local e sua contribuição para a formação da opinião pública. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.1001

Edição

Seção

Artigos originais