Movimentos sociais e novas tecnologias: o Youtube e a luta antimanicomial

Autores

  • Wanda Luiza Peregrino Espirito Santo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Inesita Soares de Araujo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Paulo Duarte Amarante Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.739

Palavras-chave:

comunicação e saúde, saúde mental, luta antimanicomial, youtube, análise de discursos.

Resumo

Este paper apresenta uma análise de um conjunto de postagens realizadas por atores sociais no site YouTube, por ocasião da data comemorativa do Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O estudo permitiu obter informações importantes sobre os núcleos antimanicomiais, bem como compreender como as diretrizes nacionais do movimento são absorvidas pelos diferentes atores sociais. As postagens do YouTube foram analisadas em seu teor discursivo, a partir da teoria social do discurso, que considera o discurso uma prática. Os vídeos escolhidos
contemplam todas as regiões do Brasil e retratam manifestações públicas ocorridas no dia 18 de maio, a partir do Encontro de Bauru, onde o alvo do movimento deixou de ser a adequação do hospital psiquiátrico a uma função terapêutica, em favor de uma sociedade sem manicômio que se constrói a referência de todas as manifestações públicas analisadas. Entre outras conclusões, destaca-se que o movimento de atuação nacional diferencia-se localmente. Cada uma das manifestações destaca conquistas ou necessidades específicas. No entanto, todos os núcleos optaram por postar suas experiências no YouTube, o que aponta para uma tendência de incorporação dos novos espaços midiáticos como uma possibilidade aberta de maior visibilidade dos movimentos sociais.

Palavras-chave: comunicação e saúde; saúde mental; luta antimanicomial; youtube; análise de discursos.

Biografia do Autor

Wanda Luiza Peregrino Espirito Santo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Fundação Oswaldo Cruz. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e  Comunicação em Saúde - ICICT/Fiocruz, Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas  em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/Fiocruz), coeditora da revista Saúde &  Direitos Humanos, do Ministério da Saúde e Fundação Oswado Cruz.

Inesita Soares de Araujo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Fundação Oswaldo Cruz. Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Pesquisadora do
Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do ICICT/Fundação Oswaldo Cruz.
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde
(2008-2012). Coordenadora do GT Comunicación y Salud da ALAIC – Associación
LatinoAmericana de Investigadores de la Comunicación. Lider do Grupo de Pesquisa
Comunicação e Saúde (diretório CNPq).

Paulo Duarte Amarante, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Fundação Oswaldo Cruz. Doutor em Saúde Pública. Pesquisador do Laboratório de Estudos e  Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENS /Fiocruz), Líder do Grupo de  Pesquisa de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial , Editor da Revista  Saúde em Debate , do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Presidente da  Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

Downloads

Publicado

06-10-2016

Como Citar

Espirito Santo, W. L. P., Araujo, I. S. de, & Amarante, P. D. (2016). Movimentos sociais e novas tecnologias: o Youtube e a luta antimanicomial. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.739