Desenvolvimento e governação local: cidadania dimensões para a saúde

Autores

  • M. Cristina Torres Andrade Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.707

Palavras-chave:

Desenvolvimento local, A participação dos cidadãos, Ética, Organizações de saúde, Igualdade na saúde.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a construção da saúde pública a partir de diferentes aspectos, concluindo a necessidade ética, econômica, cultural e ecológica implica a existência de cidadãos e não os consumidores de saúde, repensado sistemas e mecanismos de participação e organização a participação do usuário no sector da saúde. Capital, empoderamento, auto-cuidado e auto-gestão, dimensão mais territorial e desenvolvimento local, com a governação, ética do cuidado e redes são temas em que toma eclectically esta reflexão. Desenvolver redes de cuidados de saúde envolve sinergias através de instrumentos de coordenação sem hierarquia (heterarquia) entre os nós da rede, guiado pelas exigências decorrentes do território. Reivindicações territoriais pesquisadas exigir combinando aspectos econômicos, culturais e ambientais, tornando as políticas econômicas conjuntas com as políticas sociais. A noção de rede propõe uma re-interpretação da relação entre Estado e sociedade, porque a demanda auto-organização e auto-regulação nas instituições e organizações regionais, com o intercâmbio de recursos vinculados à experiência dos atores e recursos políticos, relacionada com a posição atores do sistema político.

Biografia do Autor

M. Cristina Torres Andrade, Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile.

Universidad Austral de Chile. Valdivia, Chile. Enfermera, Matrona, Magíster en Desarrollo Rural (U. Austral de Chile). Académica, miembro del cuerpo docente del Instituto de Salud Pública, Facultad de Medicina, Universidad Austral de Chile. Diplomada en Formación por Competencias para Formadores.

Como Citar

Andrade, M. C. T. (2013). Desenvolvimento e governação local: cidadania dimensões para a saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6. https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.707