Objetos educacionais digitais para a saúde da mulher

Denise Tolfo Silveira, Agnes Ludwig Neutzling, Luísa Helena Machado Martinato, Vanessa Menezes Catalan, Tamyres Oliveira Santos, Stephani C.P. Brondani

Resumo


O uso de objetos educacionais na área da Enfermagem é um recurso que apóia o ensino presencial e ao mesmo tempo respeita a autonomia do aluno. No intuito de desenvolver materiais motivadores que pudessem auxiliar o ensino na área da saúde da mulher foram desenvolvidos sete objetos educacionais digitais, sendo quatro hipertextos, um quizz e duas simulações. Os referenciais pedagógicos da aprendizagem, baseados em problemas e no construtivismo interacionista, foram empregados na concepção dos materiais. Os materiais digitais desenvolvidos agregam hipertexto, vídeo e animação por meio de softwares como o Macromedia Flash MX ® e CS3 ® , além de editores de imagens como o Fireworks ® , e de vídeos como Windows Movie Maker ® , por oferecer amplos recursos de animação e de interação. Os hipertextos, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem Moodle ®, exploram os temas desde conhecimentos prévios que colaborem na sua compreensão até indicações de leituras complementares e exercícios de revisão. As simulações possibilitam a execução virtual dos procedimentos pelos alunos. Espera-se com esse relato compartilhar com a comunidade científica as experiências no que diz respeito à produção de objetos de aprendizagem digitais, bem como às conquistas e aos desafios que permeiam esse trabalho, incentivando a utilização de tecnologias alternativas no ensino.

Palavras-chave


Tecnologia educacional; aprendizagem baseada em problemas; educação; saúde da mulher; Enfermagem

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e-ISSN 1981-6278 

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