Educação, Saúde Pública e Teoria da Comunicação: o curso de pósgraduação em Comunicação e Saúde da ESP-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.1845

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Saúde pública, Teorias da comunicação, Pós-graduação.

Resumo

A interface entre a comunicação e a saúde é construída coletivamente, envolvendo uma miríade de interlocutores em contextos sociais determinados, com o objetivo fial de tornar efetivos os direitos à comunicação e à saúde, previstos na Constituição Federal de 1988. Para promover este encontro, bem como capacitar profisionais de ambas as áreas, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) oferece o curso de Pós-graduação em Comunicação e Saúde, no qual a disciplina Teorias da Comunicação tem destaque, uma vez que é primordial conhecer os fundamentos da comunicação humana e a dinâmica da Comunicação Social, com ênfase no campo teórico-prático conhecido como Comunicação e Saúde (CeS). Este artigo relata a experiência do curso a partir da disciplina Teorias da Comunicação, de modo a situá-la como conhecimento essencial não somente para os comunicadores, mas também para os profisionais de saúde.

Biografia do Autor

Cláudia Chaves Fonseca, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Jean Alves de Souza, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG

Mestrado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz.

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

Fonseca, C. C., & de Souza, J. A. (2020). Educação, Saúde Pública e Teoria da Comunicação: o curso de pósgraduação em Comunicação e Saúde da ESP-MG. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.1845

Edição

Seção

Relatos de experiência